Coordenador : Fernanda Serpa Cardoso
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 389078.2199.300161.18022023
Departamento/Setor: GCM
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Graduandos e pós- graduandos da UFF e de outras universidades; professores da Educação Básica e do Ensino Superior; Familiares e outros profissionais interessados no tema Educação na perspectiva inclusiva.
Local de atuação: As oficinas sobre deficiência e cegueira, os atendimentos ao público-alvo sobre dupla -excepcionalidade e cegueira ocorrerão no Espaço Escola de Inclusaõ no Campus Gragoatá. Já o Minicurso Escola de Inclusão será online.
Objetivo
Geral: Proporcionar aos discentes de diversas licenciaturas, alunos de pós-graduação, professores que atuam na Educação Básica, psicólogos, psicopedagogos e familiares in(formações) sobre o desenvolvimento de trabalhos com alunos público-alvo da educação inclusiva. Específico: Promover workshops e oficinas formativos sobre as diversas características dos alunos público-alvo da educação inclusiva por meio digital ou na modalidade presencial. Criar grupo de estudo sobre o tema Dupla Excepcionalidade, que será aberto para alunos de graduação e pós graduação da UFF. Promover um canal de diálogo com os pais de alunos com dupla excepcionalidade (superdotado/autista). Receber professores de alunos cegos e auxiliá-los na construção e disponibilização de materiais a partir não só de suas demandas, mas especialmente de seus alunos.
Resumo
A LDB propõe, em um dos seus artigos, o atendimento a alunos da educação especial. Entende-se como público alvo da educação especial alunos com deficiência, transtornos e altas habilidades ou superdotação. No entanto, a inclusão, com equidade, de tais alunos nos diversos ambientes escolares tem sido prejudicada pela falta de conhecimento de suas demandas e mais ainda, pela falta de desenvolvimento de metodologias educacionais adequadas. Desta forma, o projeto Escola de Inclusão tem por objetivo central proporcionar atividades de in(formação) para licenciandos da Universidade Federal Fluminense e professores que já atuam na Educação Básica, proporcionando aos atuais e futuros profissionais da educação uma formação acadêmica baseada nos princípios da educação inclusiva. A formação será feita pelo planejamento e realização de workshops e oficinas a serem divulgados não só para os graduandos, pós- graduandos e professores, como também para o público interessado no conteúdo a ser discutido, visando a disseminação de conhecimento e desenvolvimento de novas estratégias de atendimento aos alunos público-alvo da educação inclusiva.